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Benefícios à saúde proporcionados pela atividade física

atividade-fisica-saude-academia-quality-life-pinheirosNão é certo dizer que as atuais mudanças nas condições de vida e trabalho trouxeram apenas consequências negativas à saúde. Pelo contrário: ela foi largamente favorecida. Basta verificarmos a queda nas taxas de mortalidade e o aumento da expectativa de vida, resultantes da melhoria geral das condições de vida (alimentação, moradia, vestuário, transporte) e das condições ambientais (disseminação do saneamento básico: rede de esgotos, água canalizada, coleta de lixo), o que diminuiu em muito o número de pessoas que morrem ou adoecem por causa de doenças infecciosas. O crescente número de crianças e adultos vacinados também contribuiu de modo significativo para esse resultado.

Os benefícios da atividade física para a saúde são inúmeros e vão além do controle do peso. Mesmo assim, muita gente não se exercita regularmente. Os Estados Unidos e a União Europeia publicaram diretrizes sobre atividades físicas em 2008. Desde então, as evidências a favor do papel da atividade física na saúde continuam a crescer.

Os benefícios da atividade física

Não resta dúvida de que a atividade física regular beneficia a nossa saúde, pois reduz o colesterol, a taxa de açúcar no sangue e, ainda, fortalece os músculos e as articulações. Propicia, ainda, os seguintes benefícios:

  •  Reduz a tensão e ansiedade;
  •  Ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos provocada por perda excessiva da massa óssea;
  •  Ajuda no controle da hipertensão;
  •  Ajuda a combater os problemas do coração;
  •  Ajuda no controle do diabetes;
  •  Ajuda a controlar o peso, inclusive está claro que as pessoas que adotam a atividade física perdem mais peso ao longo das semanas e meses do que com uma simples restrição calórica. Contudo, sejamos justos que em pessoas acima do peso ou obesas, a restrição calórica aparentemente é mais eficaz do que a atividade física, pelo menos inicialmente. Bem, se pensarmos nisso, faz bastante sentido. Para alguém acima do peso ou obeso e fora de forma, uma redução de 500 ou mais calorias na ingestão calórica pode ser mais viável do que realizar atividades suficientes para queimar a mesma quantidade de calorias por dia. Entretanto, com pequenos aumentos da atividade física, os níveis de condicionamento também melhoram gradualmente, e mais calorias podem ser queimadas através da atividade física de maior intensidade e de maior duração.

atividades-fisicasEm termos de manutenção do peso após o emagrecimento, a atividade física parece desempenhar um papel fundamental, embora ainda não haja testes randomizados. Segundo pesquisas, pessoas que perderam mais de 20 quilos, ou mais de 5% do peso corporal, e foram capazes de manter o peso por mais de dois anos, se engajam em grandes volumes de atividades físicas. Muitas pessoas precisam executar mais de 300 minutos de atividades de moderada intensidade por semana para prevenir o reganho do peso.

A grande verdade é que a falta de atividade física traz consequências negativas para a saúde. Por isso, Vitrine Brasil chama a atenção para a necessidade de se fazer caminhadas, ginastica ou praticar esportes.

Lembre-se que a atividade física saudável é aquela feita com prazer, sem exageros, realizada pelo menos três vezes por semana. Comumente, a caminhada e a prática de esportes – como a natação e o ciclismo – são os meios mais indicados.

Não esqueça que a alimentação saudável tem que ser pobre em gordura animal, ter pouco sal e açúcar e ser rica em fibras vegetais – frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carne branca (de frango ou de peixe), leite e seus derivados, desnatados ou semidesnatados.

Para o controle do estresse e da ansiedade Vitrine Brasil recomenda o descanso e o lazer, além da própria atividade física, bem como evitar correrias, tensão e/ou competição tanto no trabalho como na vida cotidiana.